terça-feira, agosto 22, 2006

FERRAMENTAS DE BUSCA.


Uma das carências do editor Writer/Open Office é, sem dúvida, a ausência de uma ferramenta de busca/visualização dos documentos já gravados. Sem visualização e também sem recurso de busca por argumento, os arquivos procurados só serão encontrados por "tentativa e erro" ou com o auxílio de uma memória privilegiada.
Hoje em dia já há disponível na internet diversas ferramentas de busca, que podem ser adotadas em complemento ao uso do Open Office. Cito algumas: Google Desktop Search, Windows Desktop Search e Copernic, dentre tantos outros.
Um dos problemas de alguns buscadores, como o Google, é que pra fazer a pesquisa você vai precisar recorrer ao navegador (browser). Outros são limitados quanto a tipos de arquivos admitidos na pesquisa, não admitem inserção de campo de pesquisa em navegadores ou em barras de tarefas e por aí vai.
A dica é a adoção do buscador já premiado e escolhido por diversas revistas especializadas: o Copernic, que agora já está na sua versão 2.0 (pre release), conforme indicado no link acima.
Você poderá salvá-lo (a dica é salvar no pendrive para possibilidade de reinstalação sem ter que aguardar outro download) e configurá-lo pra que a ferramenta esteja acessível na barra de tarefas (deskbar) e também em seu (s) navegador (res), como Internet Explorer e Firefox.
Após instalá-lo, manda o programa indexar seus arquivos (clique em TOOLS, depois em UPDATE INDEX e ENTIRE INDEX). Após 10 segundos, de inatividade total (não mexa no mouse, por favor), o computador inicia a indexação, que é a leitura dos seus arquivos. Uma vez indexado, bastará oferecer o argumento de pesquisa e a ferramenta irá apresentar os dados encontrados, inclusive emails, fotos etc.
Ao instalar um pendrive no computador, com arquivos não submetidos à indexação, ou periodicamente, refaça o procedimento de atualização dos índices (update index), como narrado no parágrafo acima. Caso contrário, a ferramenta irá procurar apenas os arquivos conhecidos da sua última indexação, deixando de fora os arquivos recentemente gravados.
Para assegurar que na indexação o CDS leia, inclusive, dispositivos conectados (como CDs, DVDs e pendrives), clique em TOOLS e depois em OPTIONS. No quadro que se abrir, clique em FILES (coluna à esquerda). Clique em ADD (adicionar) e marque os caminhos desses drivers (onde estão os path/caminhos para leituras dos CDs, DVDs, pendrives etc), para que eles integrem o quadro FOLDERS TO INDEX (pastas para indexação).
Com esse procedimento, a ferramenta passará a procurar os argumentos de pesquisa em todos os drivers onde houver dispositivo com arquivos gravados.